O QUE HÁ DE NOVO?
Publicação recente: "Desafio 8 - Dia Mundial da Criança (1 de junho de 2021)
APOIO AO ESTUDO
- Identificar intenções
comunicativas de textos
orais, designadamente
perguntas, afirmações,
exclamações apreciativas,
ordens, pedidos.
- Selecionar informação
relevante em função dos
objetivos de escuta e
registá-la por meio de
técnicas diversas.
LEITURA
- Associar a cada letra do
alfabeto as respetivas
formas maiúscula e
minúscula.
- Compreender o sentido de
textos com características
narrativas e descritivas,
associados a finalidades
diferentes (lúdicas,
estéticas, informativas).
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Identificar informação explícita no texto.
- Identificar e referir o essencial de textos lidos.
- Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
Aprendizagens Essenciais do 2.º ano
Vamos rever o abecedário e os ditongos?
Os sons da fala
Os sons da fala são designados por fonemas que se classificam em vogais e consoantes.
As vogais são: a, e, i, o, u
As consoantes são: b, c, d, f, g, h, j, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, z.
A palavra é formada por um conjunto de sons ou fonemas representados, na escrita, por sinais gráficos a que se dá o nome de letras ou grafemas.
A divisão silábica
As palavras são constituídas por uma ou mais sílabas.
A sílaba é o som ou o conjunto de sons que tem sempre por base uma vogal (pá) ou um ditongo (cão).
Um ditongo é um grupo de vogais pronunciado numa só emissão de voz.
- Ditongos orais - Ex: ai, ei, oi, ui, eu, au
- Ditongos nasais - Ex: ão, ãe, õe
DESAFIOS DE APOIO AO ESTUDO
DESAFIO 1
Observa atentamente a figura.
Pensa em palavras que a figura te sugere.
Com essas palavras inventa uma história e conta-a oralmente.
(Podes escrever palavras e frases, se já fores capaz.)
Jacek Yerka (Chesire Cat)
DESAFIO 2
Histórias do Avesso
Descritores de desempenho:
- Ouvir atentamente uma história (ativação de estratégias de atenção).
- Fazer um resumo oral da história (verificação da compreensão da mensagem).
- Reinventar a história trocando as características de personalidade das personagens (Branca de Neve e madrasta), sem perder o fio condutor da ação, cumprindo a sequência dos diferentes momentos da narrativa.
Branca de Neve e os Sete Anões
a) Ouve a história atentamente:
b) Faz um resumo oral da história. Com a ajuda do teu professor, corrige e/ou completa partes da narrativa que não entendeste ou que entendeste com dificuldade.
c) Agora que já percebeste tudo, imagina a história como se a Branca de Neve fosse muito má e a madrasta muito boa. O que irá acontecer? Pensa com calma e conta oralmente.
DESAFIO 3
A memória é o espaço privilegiado da tradição.
Memoriza alguns dos provérbios apresentados sobre o dia de São Martinho. Poderás dramatizá-los.
DESAFIO 4
DESAFIO 5
DESAFIO 6
DESAFIO 7
Observa o vídeo com atenção - A Bailarina.
Ouve a música.
Se precisares de
entender melhor, repete.
Oralmente, conta a história desta bailarina (diz o que
percebeste e/ou inventa).
Podes escrever algumas frases dos momentos que mais
gostaste.
DESAFIO 8
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM ALUNOS COM DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA
Referências bibliográficas utilizadas neste site:
Top! Português 2.º Ano - Guia do Professor - Porto Editora - Manual adotado no AGML
SILVA, Encarnação; PINTO, Mariana - Kit Pedagógico 2 de Português 1.º Ciclo - Texto Editores
AMORIM, Clara; COSTA, Vera - À Descoberta da Gramática - 1.º Ciclo do Ensino Básico - Areal Editores
OLIVEIRA, Maria Manuel - O Essencial de Língua Portuguesa - Sebenta Editora
COSTA, Leonel M. - A Minha Gramática - 1.º CEB - Edição atualizada - Editora Educação Nacional
SOUSA Otília; CARDOSO Adriana - Desenvolver Competências em Língua Portuguesa - CIED, FCT
Figuras retiradas da Internet (sem identificação)