O QUE HÁ DE NOVO?

Publicação recente: "Desafio 8 - Dia Mundial da Criança (1 de junho de 2021)

APOIO AO ESTUDO

   Neste espaço serão priorizadas  as competências da oralidade e da leitura. 
 Sempre que necessário, far-se-ão REVISÕES de conteúdos dos outros domínios do Português.

Objetivos Específicos Curriculares

ORALIDADE

  • Identificar intenções comunicativas de textos orais, designadamente perguntas, afirmações, exclamações apreciativas, ordens, pedidos.
  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas. 
LEITURA

  • Associar a cada letra do alfabeto as respetivas formas maiúscula e minúscula. 
  • Compreender o sentido de textos com características narrativas e descritivas, associados a finalidades diferentes (lúdicas, estéticas, informativas). 
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Identificar informação explícita no texto.
  • Identificar e referir o essencial de textos lidos.
  • Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
Aprendizagens Essenciais do 2.º ano

Vamos rever o abecedário e os ditongos?

Os sons da fala

Os sons da fala são designados por fonemas que se classificam em vogais e consoantes.

As vogais são: a, e, i, o, u

As consoantes são: b, c, d, f, g, h, j, l, m, n, p, q, r, s, t, v, x, z.

A palavra é formada por um conjunto de sons ou fonemas representados, na escrita, por sinais gráficos a que se dá o nome de letras ou grafemas.

A divisão silábica

As palavras são constituídas por uma ou mais sílabas.

A sílaba é o som ou o conjunto de sons que tem sempre por base uma vogal (pá) ou um ditongo (cão).

Um ditongo é um grupo de vogais pronunciado numa só emissão de voz.

  • Ditongos orais - Ex: ai, ei, oi, ui, eu, au
  • Ditongos nasais - Ex: ão, ãe, õe

As sílabas podem ser constituídas por:
. uma vogal - a;
. um ditongo - ão;
. uma consoante e uma vogal - pá;
. uma consoante e um ditongo - cão;
. duas ou mais consoantes e uma vogal - tigre;
. duas ou mais consoantes e um ditongo - poltrão.

DESAFIOS DE APOIO AO ESTUDO

DESAFIO 1

Observa atentamente a figura.

Pensa em palavras que a figura te sugere.

Com essas palavras inventa uma história e conta-a oralmente.

(Podes escrever palavras e frases, se já fores capaz.)

 Jacek Yerka (Chesire Cat)

DESAFIO 2

Histórias do Avesso

Descritores de desempenho:

  • Ouvir atentamente uma história (ativação de estratégias de atenção).
  • Fazer um resumo oral da história (verificação da compreensão da mensagem).
  • Reinventar a história trocando as características de personalidade das personagens (Branca de Neve e madrasta), sem perder o fio condutor da ação, cumprindo a sequência dos diferentes momentos da narrativa.

Branca de Neve e os Sete Anões

a) Ouve a história atentamente:

https://youtu.be/iH-jB0cClsQ

b) Faz um resumo oral da história. Com a ajuda do teu professor, corrige e/ou completa partes da narrativa que não entendeste ou que entendeste com dificuldade.

c) Agora que já percebeste tudo, imagina a história como se a Branca de Neve fosse muito má e a madrasta muito boa. O que irá acontecer? Pensa com calma e conta oralmente.

DESAFIO 3

A memória é o espaço privilegiado da tradição.

Memoriza alguns dos provérbios apresentados sobre o dia de São Martinho. Poderás dramatizá-los.

DESAFIO 4

DESAFIO 5

DESAFIO 6

DESAFIO 7

Observa o vídeo com atenção - A Bailarina. 
Ouve a música. 
Se precisares de entender melhor, repete. 
Oralmente, conta a história desta bailarina (diz o que percebeste e/ou inventa). 
Podes escrever algumas frases dos momentos que mais gostaste.

DESAFIO 8

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM ALUNOS COM DIFICULDADES DE LEITURA E DE ESCRITA

Referências bibliográficas utilizadas neste site:

Top! Português 2.º Ano - Guia do Professor - Porto Editora - Manual adotado no AGML

SILVA, Encarnação; PINTO, Mariana - Kit Pedagógico 2 de Português 1.º Ciclo - Texto Editores

AMORIM, Clara; COSTA, Vera - À Descoberta da Gramática - 1.º Ciclo do Ensino Básico - Areal Editores

OLIVEIRA, Maria Manuel - O Essencial de Língua Portuguesa - Sebenta Editora

COSTA, Leonel M. - A Minha Gramática - 1.º CEB - Edição atualizada - Editora Educação Nacional

SOUSA Otília; CARDOSO Adriana - Desenvolver Competências em Língua Portuguesa - CIED, FCT

Figuras retiradas da Internet (sem identificação)

AGML - 2.º ano de escolaridade - Fernanda Costa
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