O QUE HÁ DE NOVO?

Publicação recente: "Desafio 2 - Espiral de palavras / Desafio 3 - Ortografia"

GRAMÁTICA

     No contexto educativo, o termo "gramática" tem uma acepção alargada, designando tanto o estudo do conhecimento intuitivo da língua que têm os falantes de uma dada comunidade como os princípios e regras que regulam o uso oral e escrito desse conhecimento.

Inês Duarte

Objetivos Específicos no âmbito da Gramática

  • Promover o domínio do português padrão.
  • Responder a sequências didáticas sobre conteúdos gramaticais que ofereçam maior dificuldade aos alunos.
  • Realizar laboratórios gramaticais para sistematização de conceitos e de conteúdos linguísticos, no âmbito dos objetivos específicos do currículo oficial.

PROMOVER O DOMÍNIO DO PORTUGUÊS PADRÃO - Conteúdos

Classificar as palavras quanto ao número de  sílabas
Monossílabo - Palavras com uma sílaba. Ex: mãe
Dissílabo - Palavras com duas sílabas. Ex: luva
Trissílabo - Palavras com três sílabas. Ex: esquerdo
Polissílabo - Palavras com mais de três sílabas. Ex: indispensável

Identificar e distinguir sílaba tónica de átona
Sílaba tónica - Sílaba pronunciada com mais força ou intensidade. Ex: livre
Sílaba átona - Sílaba pronunciada com menos força ou intensidade. Ex: livre

Identificar a classe das palavras:
Determinante artigo - Os determinantes precedem os nomes e concordam com eles em género e número.  Os determinantes artigos  são:
. Artigos definidos - o, os; a, as
. Artigos indefinidos - um, uns; uma, umas

Nome próprio - São palavras que designam seres ou coisas de forma individualizada. Não variam em número e escrevem-se com letra maiúscula inicial. Ex: Júlio, Roma.

Nome comum - São palavras que designam seres ou coisas com características comuns. Ex: aves, rios, plantas. Nomes comuns coletivos designam um conjunto de seres ou coisas com as mesmas características e podem variar em número. Ex: enxame, manada.

Adjetivo - São palavras pertencentes a uma classe aberta de palavras, tendo variação (flexão) em género, número e grau. Quanto ao género podem ser biformes (têm uma forma para o feminino e outra para o masculino - Ex: alto/alta) ou uniformes (têm a mesma forma para o masculino e feminino - Ex: triste). 
Os adjetivos qualificativos exprimem uma qualidade/defeito, estado, atributo do nome.

Verbo - São palavras variáveis que exprimem ações, qualidades ou estados. Ex: trabalhar, é, está. 

Pronome - São palavras que substituem o nome ou um grupo nominal. Ex: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, mim, ti, si, o, a, os, as. Ex: troquei-os (Troquei os sapatos.)

Interjeição - São palavras ou expressões que revelam sentimentos e emoções. São acompanhadas por um ponto de exclamação. Ex: Ah!
As locuções interjetivas têm a mesma função das interjeições, mas são formadas por duas ou mais palavras. Ex: Quem dera!

(para continuar)

DESAFIOS DE GRAMÁTICA

DESAFIO 1

Descritor de desempenho - Plano fonológico:

  • Segmentar e reconstruir a cadeia fónica.

Este é o Sebastião Glutão. 
Come sons até mais não.

   Se o Sebastião comer o bocadinho "mo" em "mola" o que é que fica?

   O Sebastião pode comer segmentos de natureza diferente: uma ou mais sílabas, fonemas... O professor fará o número de exercícios que entender até consolidar o que se pretende no descritor de desempenho.

DESAFIO 2

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

   As novas regras do Acordo Ortográfico passaram a ser obrigatórias, em Portugal, a partir de 13 de maio de 2009. 

   Para esclarecer todas as dúvidas consulta os recursos disponíveis:

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