O QUE HÁ DE NOVO?

Publicação recente: "Desafio 10 - Sugestões de leitura no âmbito do tema AMIZADE"

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Ao ler, o que se procura?

  "O espelho. O eu que se afirma ou se modifica; o eu que se constrói. A procura do que é alheio. Procuram-se janelas, portas - metáforas de ver o outro.
     O conhecimento, janela aberta para um horizonte.
     Viajar."
Maria Jorge, DEB

   "Cada livro, cada volume que vês tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte."

Carlos Ruiz Záfon, A Sombra do Vento

Objetivos Específicos no âmbito da Educação Literária

  • Ouvir ler obras literárias e textos de tradição popular.
  • Ouvir ler e ler narrativas e poemas.
  • Contar e recontar histórias.
  • Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.
  • Valorizar e utilizar a Biblioteca Escolar como espaço dinâmico de leitura.

                          "Os livros são apenas caminhos de um caminho maior."      Jorge Luis Borges

BIBLIOTECA

Espaço de leitura, informação, lazer, audição, visualização, repouso. Aqui pode-se sonhar...

   "Gostava de saber o que se passa dentro de um livro quando está fechado. É claro que lá dentro só há letras impressas em papel, mas, apesar disso, deve passar-se alguma coisa, porque, quando o abro, está lá uma história completa. Lá dentro há pessoas que ainda não conheço e toda uma espécie de aventuras, feitos e combates - e muitas vezes há tempestades no mar, ou alguém vai a países e cidades exóticos. Tudo isso, de algum modo, está dentro do livro. É preciso lê-lo para o saber, é claro. Mas já está lá dentro, antes. Gostava de saber como?
   E, de repente, sentiu que aquele momento era quase solene. 
   Endireitou-se no assento, pegou no livro, abriu-o na primeira página e começou a ler."

ENDE, Michael - A História Interminável - Editorial Presença

Laurence Herbert

Patacrúa Oliveiro Dumas

Cidália Fernandes

Luísa Ducla Soares

Isabel Minhós Martins

João Ferreira Oliveira

Organização de uma sessão de leitura na biblioteca

Local - Biblioteca da escola ou outro espaço considerado adequado.


Etapas
1.  Organização do material de leitura (escolha prévia de textos muito simples):
livros, textos diversos, frases, panfletos, revistas, jornais, convites, cartas, receitas, banda desenhada (...). 

2. Depois do material de leitura ser exposto (em mesas ou em outro suporte, dependendo da disponibilidade do espaço), cada aluno escolhe o que ler, de forma livre. Terminada a sua leitura, volta a colocar o material no local de origem e faz nova escolha, sempre com o apoio do professor.

3. No final do tempo destinado à sessão, os alunos deverão disponibilizar-se em círculo e cada um partilhará o que leu, verbalizando um pequeno resumo, fazendo um comentário ou dando uma opinião.

4. Quando já souber escrever, o aluno poderá fazer um pequeno registo do que leu num roteiro previamente preparado de acordo com a capacidade de escrita da turma. Se ainda não for capaz de escrever, poderá elaborar um desenho ilustrativo do que aprendeu nas suas leituras.

DESAFIOS DE LEITURA

DESAFIO 1 

DESAFIO 2

Descobre o livro

Procura saber de que livro foi extraído este texto e quem o escreveu. 

Era uma vez um elefante cor-de-rosa...
Mas não existem elefantes cor-de-rosa!
Não é inteiramente verdade, a verdade é outra:
Não existem na Terra elefantes cor-de-rosa, o que é muito diferente.
Mas noutro planeta, fora da nossa galáxia, num mundo pequenino, forjado no bafo de outras estrelas e aquecido por outro sol, havia elefantes cor-de-rosa.


Agora confirma a tua pesquisa.

DESAFIO 3

DESAFIO 4

Livros de José Fanha publicados recentemente:

DESAFIO 6

DIREITOS HUMANOS

Dia 10 de dezembro de 1948 - Declaração Universal dos Direitos Humanos

Dia 20 de novembro de 1959 - Declaração Universal dos Direitos da Criança

Sugestão de livros para ler

DESAFIO 8 

Dia Mundial do Mágico - Sugestão de leitura
Dia 31 de janeiro de 2021

DESAFIO 9

DESAFIO 10

Para além da tua casa e de sítios aprazíveis ao ar livre, poderás escolher outros locais para LER em paz e sossego. 

VISITA! 

Biblioteca Municipal de Sintra

Sintra

Biblioteca Municipal de Cascais

Biblioteca Infantil e Juvenil

Cascais

Biblioteca da Arte

Fundação Calouste Gulbenkian

Lisboa

Palácio Galveias

Biblioteca Municipal

Lisboa

Centro Cultural de Belém

Sala de Leitura - Piso 1 

Lisboa

Livraria da LX Factory

Ler Devagar

Lisboa

Casa Fernando Pessoa

Museu e Bibliotecas

Lisboa

Museu Fundação Oriente

Centro de Documentação A. A. Baptista

Lisboa

Mostra mais!

AGML - 2.º ano de escolaridade - Fernanda Costa
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora